Home / Geral / Digitalização de correições e inspeções dinamizam fiscalização dos serviços judiciários

Digitalização de correições e inspeções dinamizam fiscalização dos serviços judiciários

A adoção de um sistema informatizado na realização das correições e inspeções em unidades judiciais e extrajudiciais tornaram a atividade fiscalizadora da Corregedoria Geral da Justiça mais célere e efetiva no último biênio.

A medida foi tomada pela corregedora geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, por meio do Provimento nº 01/2017, que instituiu o sistema “Auditus”, amplamente utilizado na análise dos processos de varas, juizados e turmas recursais, realizadas pela pela Corregedoria e pelos juízes.

Outra facilidade adotada na área da informatização dos serviços foi a adoção, no âmbito dos  Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública, do procedimento de intimação de partes por meio do aplicativo de troca de mensagens “WhatsApp”, pela Coordenação dos Juizados Especiais, com base em experiências satisfatórias em nível nacional.

Para a execução desse medida, a Corregedoria adquiriu, junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão, 33 aparelhos de telefonia celular, que foram distribuídos aos juízes dos juizados e estão em pleno funcionamento nessas unidades.

RESULTADOS – Nos anos de 2016 e 2017 foram correicionadas 155 unidades jurisdicionais (varas), de forma ordinária, extraordinária e na modalidade virtual. Foram 55 realizadas na Comarca da Ilha de São Luís e 99 nas comarcas do interior do Estado, contemplando todos os polos judiciais.

Na área extrajudicial, foram inspecionadas vinte e sete serventias pela corregedoria, sendo treze na Comarca da Ilha de São Luís e catorze distribuídas pelos polos de Imperatriz, Caxias e Pinheiro.

Além dessas, também foram realizadas correições realizadas pela Corregedoria Geral da Justiça nas unidades dos Juizados Especiais existentes nos municípios da região metropolitana e no interior. Foram 32 correições ordinárias e 5 extraordinárias.

Você pode Gostar de:

Foto-1-Porto-do-Itaqui-bate-o-recorde-do-ano-em-outubro-770x410

Porto do Itaqui tem recorde histórico na exportação de grãos

O Porto do Itaqui fechou 2017 com movimentação de 19,1 milhões de toneladas de cargas, …

LGBT-PIXABAY-770x410

Fundo recebe até o dia 31 inscrições de projetos para promover direitos LGBT

Até o dia 31 de janeiro, o Fundo Social Elas receberá projetos que promovam a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *