CulturaGeralNotícias

Prefeitura de São Luís abre temporada do Reviva 2018 nesta sexta-feira (10) com Sarau Histórico

A ação é uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo e tem como objetivo promover a cultura e movimentar o Centro da cidade com teatro, música e poesia

A Prefeitura de São Luís dará início nesta sexta-feira (10), às 19h, à programação de 2018 do Programa Reviva. Com o tema “O Grande Baile”, a primeira atividade a ser realizada será o Sarau Histórico. O programa, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), inclui ainda o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae e tem o objetivo de movimentar ainda mais o Centro Histórico da capital.

O Programa Reviva, que começa no dia 10 de agosto, segue com programações até o fim de 2018. A ação é uma iniciativa do prefeito Edivaldo para tornar a cultura ludovicense ainda mais conhecida pelos visitantes que prestigiam os eventos, e também para movimentar o Centro da cidade com cultura, teatro, música e poesia.

Os eventos do Reviva têm o objetivo de valorizar a cultura e as riquezas de São Luís, já que, além de repassar a história ao público, leva as pessoas para conhecerem o nosso Centro Histórico. “Nós utilizamos os eventos para levar uma grande número de pessoas para os espaços públicos. Dessa maneira, além de cumprir a missão de oferecer um produto turístico, nós tornamos os espaços mais movimentados e, por consequência, aquecemos a economia da cidade”, observa a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Sarau Histórico: O Grande Baile

“Numa noite clara de verão, um grande baile é promovido no largo da Igreja da Sé, em São Luís, para recepcionar o renomado escritor e ensaísta Arthur Azevedo, que chegara à capital maranhense depois de passar alguns anos no Rio de Janeiro. O largo da igreja é adornado e preparado para o baile, músicos são contratados e diversas personalidades são convidadas, dentre poetas, escritores, políticos e pessoas de renome na sociedade ludovicense do século XIX, tais como: Arthur Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, Maria Firmina dos Reis, Ana Jansen, Catarina Mina, dentre outros. Enquanto o baile se desenvolve, questões do dia a dia da época são debatidas, tais como preconceito, abolição, empoderamento feminino, tendo como plano de fundo a sociedade e o comportamento estabelecido na época”.

A peça será realizada pela Cia Teoria das Artes. A noite contará, ainda, com a apresentação musical do Combo 363, que tocará músicas que marcaram época em São Luís. Todas as edições apresentam novidades e são feitas por companhias diferentes, dando a oportunidade para grupos culturais da cidade apresentarem o seu trabalho para o público. Além disso, todos os saraus também têm temas diferentes.

PROGRAMAÇÃO

Agosto
10 – Sarau Histórico (O Grande Baile)
22 – Passeio Serenata

Setembro
6 – Roteiro Reggae
14 – Sarau Histórico
26 – Passeio Serenata

Outubro
19 – Sarau Histórico
31 – Passeio Serenata

Novembro
9 – Sarau Histórico
21 – Passeio Serenata

Dezembro
7 – Sarau Histórico
19 – Passeio Serenata

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar