MaranhãoNotícias

Prefeitura desenvolve programação voltada ao Outubro Rosa no mês de combate ao câncer de mama

Com a ação, gestão do prefeito Edivaldo tem como objetivo alertar as mulheres sobre os riscos da doença, bem como incentivá-las a buscar o diagnóstico precoce, o que representa maiores chances de cura

A Prefeitura de São Luís dá prosseguimento a ampla programação de atividades alusivas ao Outubro Rosa, para levar às mulheres orientações e ações preventivas contra o câncer de mama – mote da campanha que começou semana passada no Hospital da Mulher. Informações sobre o autoexame, palestras educativas, consultas médicas, coleta de preventivos, atividades de valorização à mulher são algumas das ações que serão desenvolvidas nas unidades municipais de saúde e em outros espaços da cidade. As atividades, que acontecem até o dia 27 de outubro, contam com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Com a ação, gestão do prefeito Edivaldo tem como objetivo alertar as mulheres sobre os riscos da doença, bem como incentivá-las a buscar o diagnóstico precoce, o que representa maiores chances de cura.

Segundo o titular da Semus, Lula Fylho, as ações realizadas pelo Outubro Rosa, em São Luís, visam intensificar o atendimento de prevenção ao câncer de mama e promover o debate e a reflexão sobre a necessidade dos cuidados precoces para evitar a doença, que é uma das principais causas de morte por câncer em mulheres, no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“A informação é uma das principais armas contra o câncer de mama, extremamente necessárias para que as orientações visando à prevenção do problema cheguem de forma maciça à população. Sabemos que a prevenção é fator crucial e que se a doença for detectada na fase inicial as chances de cura passam dos 95%. Por isto, nossas ações pelo Outubro Rosa aliam momentos de discussões e reflexão com atendimentos diversos de saúde preventiva na área”, afirmou Lula Fylho.

Como parte da programação aconteceu nesta quarta-feira (10) uma palestra sobre o tema realizada no Instituto Florence. Na próxima segunda-feira (15), será realizado um mutirão de ações de saúde, das 8h às 16h, no Centro de Saúde Valdecy Eleutéria Martins, no Residencial Paraíso, na região Itaqui-Bacanga, para coleta de exames preventivos. No local também serão realizadas palestras educativas sobre o câncer de mama e do colo de útero; além de atividade de valorização da mulher, entre outras. As mesmas atividades serão desenvolvidas também nos Centros de Saúde do São Cristóvão, no dia 18; do Turu I, dia 23; e no Socorrinho do Cohatrac, no dia 27. As ações nessas unidades de saúde acontecem também das 8h às 16h.

PREVENÇÃO

Já no Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda, será promovido o Dia D de Prevenção Contra o Câncer de Mama, no dia 20 (sábado), voltado para as agentes comunitárias de saúde e as agentes de endemias. No local, além das ações de saúde preventiva, serão realizados ainda procedimentos de acupuntura e criados espaços para atividades de embelezamento e estúdio de fotos. Também será disponibilizado na unidade o Cantinho do Autoexame para orientações demonstrativas com as mamas. A ação conta ainda com distribuição de preservativos e realização da palestra “O reflexo da mulher que se cuidada”.

A Unidade de Saúde da Família, em Pedrinhas, também será um dos pontos a receber a equipe da saúde para a realização de exames preventivos, palestras, testes rápidos, aferição de pressão arterial e atividade valorização da mulher. As ações serão realizadas na unidade, nos dias 19 e 25 de outubro, das 8h às 16h.

Atividades alusivas ao Outubro Rosa contemplam ainda outros espaços como, a Fucac, onde serão desenvolvidas ações diversas, nos dias 19 e 26, a partir das 14h; e na sede da Semus, onde será criado o Cantinho da Mulher, para a realização de palestras abordando o tema e outras ações de saúde. Na quarta (16), as orientações sobre o tema serão prestadas às mulheres da empresa Ferraz e Filgueiras, às 11h.

A programação prevê ainda ações especiais relativas ao Outubro Rosa, na Feirinha São Luís, no dia 21 (domingo), das 8h às 14h, na Praça Benedito Leite, onde serão prestadas orientações sobre o autoexame de mama, palestras, distribuição de panfletos com informações sobre medidas de prevenção da doença, entre outras ações.

DOENÇA

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. A ação iniciou em 1997, nos Estados Unidos, tem como objetivo conscientizar acerca da importância do diagnóstico precoce da doença. Detectado precocemente, a possibilidade de cura da doença chega a ser em torno de 95% dos casos, segundos dados de institutos especializados no assunto.

Conforme orientam especialistas na área, o câncer de mama é assintomático, inicialmente. A doença é diagnosticada por meio de exames como mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. O exame de toque também é importante. Ao notar qualquer alteração na mama, é recomendado realizar imediatamente uma consulta médica.

Algumas alterações físicas das mamas podem ser indícios de câncer de mama. Quando há presença destes indícios, é possível que a doença esteja em um nível avançado. Entre os sintomas mais comuns do problema estão a dor ou inversão do mamilo, vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele do seio, aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou nas axilas, podendo apresentar dor ou não; serem duros e irregulares ou macios e redondos.

A presença de secreção sanguinolenta ou não pelo mamilo também é um indício da doença, assim como também inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha; irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja. Nos casos mais adiantados da doença, é possível aparecer ulceração na pele com odor desagradável.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar