Itaqui - Bacanga em destaqueNotícias

O que vai funcionar no dia dos finados?

Em São Luís, vários estabelecimentos manterão as portas fechadas. Porém, praças de alimentação e supermercado funcionarão normalmente.

Mais um feriadão se aproxima e com ele muitos locais alteram sua rotina de funcionamento, na próxima sexta-feira, dia 02, é celebrado o feriado nacional conhecido como dia de finados. Em São Luís, o comércio de rua e lojas dos Shopping Centers devem permanecer de portas fechadas. Já o comércio varejista de gêneros alimentícios (supermercados) e praças de alimentação, poderão funcionar normalmente, a depender da decisão armada entre empregadores e empregados por meio da Convenção Coletiva de Trabalho. As farmácias, consideradas atividade essencial, pode funcionar em horário livre neste dia.

Como surgiu o dia de finado?

O estabelecimento de um dia específico para que os católicos se dedicassem especialmente à oração pelos mortos tem origem em 998, por iniciativa de Santo Odilo, que era abade de Cluny, na França, um dos maiores mosteiros de então. Odilo quis que na sua abadia a data de 2 de novembro fosse dedicado a essa intenção. A data foi escolhida por se seguir ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

No século seguinte, tornou-se obrigatório em toda a Igreja que cada comunidade dedicasse um dia à oração pelos mortos. Foi só no século XIII que o dia 2 de novembro foi universalizado para toda a Igreja latina como o dia especialmente dedicado a isso.

 

Do Oitaqui com informações da Página2

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar