BrasilNotícias

Mais de 100 mil contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda

O prazo segue até o dia 30 de Abril, sem possibilidade de prorrogação.

Em todo o país são esperadas pouco mais de 30 milhões de declarações do Imposto Renda. A uma semana do fim do prazo, pouco mais da metade, ou seja, 16.788.148 documentos foram enviados. No Maranhão, dos 390 mil contribuintes que precisam acertar as contas com o leão, quase 211 mil já realizaram o procedimento.

Para fazer a declaração, o contribuinte deve baixar o programa gerador do IR, ou mesmo, buscar pelos aplicativos nas lojas virtuais compatíveis para smartphones e tablets, ou ainda na página do próprio Fisco, no formato online – com certificado digital. É obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de 28.559,70 em 2018. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.

O contribuinte que deixar de enviar as informações, além de pagar multa, sofrerá com restrições importantes. A refeita federal por sua vez, ao longo dos últimos anos, tem modernizado o programa gerador das declarações, tudo para que o contribuinte não perca tempo e nem enfrente dificuldades, ao fornecer os dados.

Em alguns casos, a orientação de um contador acaba sendo fundamental, para que o contribuinte evite problemas, como por exemplo, cair na malha fina.  O prazo segue até o dia 30 de Abril, sem possibilidade de prorrogação.

 

 

Fonte:MA10

Mostre mais