Itaqui - Bacanga em destaqueNotíciasOportunidade

Trabalhadores do Anjo da Guarda já podem utilizar estrutura do Sine para fazer cursos online

Quem mora no bairro do Anjo da Guarda e adjacências e está em busca de qualificação, pode procurar a agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) do bairro para fazer um curso online disponível na plataforma Escola do Trabalhador (escoladotrabalhador.gov.br). O órgão, vinculado a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), coloca à disposição da comunidade a estrutura de computadores, internet e instrutor para auxiliar os trabalhadores a cursar uma das mais de 30 opções de qualificações da plataforma federal.

Mesmo o curso sendo online, a coordenação do Sine do Anjo da Guarda verificou que muitos trabalhadores, que residem na localidade e adjacências, encontram dificuldades para realizar as qualificações, seja por não ter acesso a internet em casa ou mesmo por não saberem como lidar com a plataforma. Por esse motivo, a agência disponibiliza uma sala com 10 computadores, internet e um facilitador para auxiliar os interessados em realizar as formações. A iniciativa já ajudou mais de 80 trabalhadores da região a se qualificarem a partir da realização dos cursos online.

Os trabalhadores que desejam se qualificar, podem procurar o posto de atendimento do Sine, conhecer os cursos disponíveis e realizar sua inscrição. Inês Teixeira, coordenadora da agência, explica como é fácil o procedimento para o cadastro. “Os interessados escolhem o curso que desejam e um horário dentre os que temos disponíveis para realizar a capacitação. São 10 computadores e as turmas serão fechadas em dias e horários diferentes, com 10 alunos cada uma. Como são cursos de 40 horas, é possível fazer em uma semana ou até em três dias”, esclarece.

Durante a realização do curso, o monitor do Sine faz o acompanhamento do aluno, auxiliando no estudo dos conteúdos, tirando dúvidas e verificando se as avaliações estão sendo feitas. Ao final, com o bom aproveitamento e a aprovação na avaliação final, os certificados serão emitidos pela Universidade de Brasília (UnB), impresso também na agência.

As inscrições e os cursos são realizados no horário de atendimento da agência, situada na Rua China, quadra 49, s/n (antiga Casa Brasil), Anjo da Guarda. Quem preferir pode acessar a plataforma de cursos de outro local, diretamente no site da Escola do Trabalhador (escoladotrabalhador.gov.br).

Cursos

Os cursos são online, gratuitos e sem requisitos de escolaridade. As qualificações ofertadas são nas seguintes áreas: informação e comunicação; ambiente e saúde; turismo, hospitalidade e lazer; recursos naturais; desenvolvimento educacional e social; produção alimentícia; segurança; produção cultural e design; produção industrial; infraestrutura; controle e processos industriais; e gestão de negócios. Todos os alunos que concluem os cursos são certificados pela Universidade de Brasília (UnB).

Escola do Trabalhador

A Escola do Trabalhador é um programa criado em 2017 por meio de uma parceria de pesquisa e extensão do então Ministério do Trabalho e a Universidade de Brasília. Hoje, sob responsabilidade do Ministério da Economia, a Escola do Trabalhador disponibiliza um portal para a qualificação de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego.

Sine 

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Mostre mais