Notícias

Governo orienta gestores sobre a importância da distribuição de vitamina A para crianças de 6 a 59 meses

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou aos 217 municípios maranhenses uma nota técnica sobre importância da distribuição de vitamina A para crianças de 6 a 59 meses. O objetivo é aumentar a cobertura da suplementação da vitamina e o registro da aplicação das doses no sistema específico. O documento foi imitido no último dia 3 de junho.

“O principal objetivo é reduzir e controlar a deficiência da vitamina A, mediante a suplementação de crianças de 6 meses a 59 meses, contribuindo de forma eficiente para a redução de morbidades. O cumprimento semestral desse calendário contribui de forma efetiva para a redução da hipovitaminose A”, destaca a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Raimunda Formiga.

A deficiência de vitamina A é uma das mais importantes deficiências nutricionais do Brasil. O nutriente é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano e sua carência pode causar cegueira e reduzir a imunidade.

A meta do Maranhão, em 2018, era fazer a suplementação em 493.617 crianças da faixa etária alvo, contudo, os municípios registraram cobertura de 210.589 ou 42,66% da meta anual – em 41 municípios não informaram o quantitativo de suplementação, apresentando cobertura de 0%. “Um dos principais motivos que demonstra na baixa cobertura é a ausência de registro de informação no sistema próprio”, afirma Raimunda Formiga.

A suplementação de vitamina A é realizada via oral durante a rotina de Atenção Integral à Saúde das crianças nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em crianças de 6 a 11 meses, a administração é de uma dose única de 100.000 UI (unidades internacionais); de 12 a 59 meses, é ministrada uma dose de 200.000 UI a cada seis meses.

As doses são disponibilizadas pelo Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo o Ministério da Saúde, a ingestão de vitamina A adequada resulta na redução do risco global de morte em 24%, de mortalidade por diarreia em 28% e de mortalidade por todas as causas, em crianças HIV positivo, em 45%.

Saiba mais

A Vitamina A atua na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico e mantém saudáveis as mucosas (cobertura interna do corpo que recobre alguns órgãos como nariz, garganta, boca, olhos, estômago) que, também, atuam como barreiras de proteção contra infecções.

Mostre mais