BrasilNotícias

BRASIL DESPENCA 10 POSIÇÕES EM RANKING QUE MEDE A PAZ NO MUNDO

247 – O Brasil caiu dez posições no ranking dos países mais pacíficos do mundo, segundo o Índice Global da Paz, divulgado pelo Instituto Economia e Paz, sediado na Austrália. Atualmente, segundo o levantamento o Brasil ocupa a 116ª posição , sendo classificado como um país de “risco médio” à paz. A Islândia aparece como o país mais pacífico do mundo, seguida por Nova Zelândia, Portugal e Áustria, enquanto os países mais violentos, conforme o estudo, são o o Afeganistão, Síria, Sudão do Sul e Iêmen.

De acordo com o documento, A Europa é a região mais segura do planeta, enquanto o Oriente Médio é considerado o de maior risco. Entre os países da América Latina, a Nicarágua ficou na pior colocação, caindo 58 posições, devido a uma onda de violência decorrente de protestos contra o governo de Daniel Ortega. Também foram quedas nos indicadores de Honduras, Venezuela e Cuba.

Ao falar do Brasil, o relatório destaca que nove dos indicadores analisados despencaram e o elevado índice de prisões, os confrontos decorrentes do tráfico de drogas e os assassinatos contribuíram para que o país tenha caído no ranking. O alto índice de polarização política, que cresceu após a eleição de 2018, e a votação de temas sensíveis pelo Congresso, como a reforma da Previdência, também deixaram os especialistas em alerta.

Ainda segundo o documento, os gastos diretos e indiretos por causa da violência somaram mais de US$ 297 bilhões em 2018, correspondendo a cerca a 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Mostre mais