Itaqui - Bacanga em destaqueNotícias

SINDICATO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE REPUDIA LIDERANÇA DO ITAQUI-BACANGA

S Nota de Repúdio contra Marcelina Lindoso, Conselheira de Saúde de São Luís/MA 

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos em Agente Comunitário de Saúde _SINDACS/TACS vem ao público repudiar de forma veemente às afirmações difamatórias proferidas pela Sra. Marcelina Lindoso, Conselheira de Saúde do município de São Luís, durante reunião do Orçamento Participativo, ocorrida no último dia (02) de julho, na sede da Associação Comunitária da Área Itaquibacanga (Acib), no bairro Anjo da Guarda, onde a mesma, fez graves acusações, durante sua fala, afirmando que a Estratégia de Saúde da Família não funciona, e que os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de São Luís, não trabalham. 

O Sindicato ressalta que a atitude impensada da senhora Marcelina Lindoso, demonstra o seu total desconhecimento acerca da Estratégia de Saúde da Família, desenvolvida pelo Governo Federal e executada em milhares de municípios em todo o país, mesma Estratégia executada pelo município São Luís. A senhora Marcelina, desconhece também o árduo trabalho desenvolvido pelos Agentes de Saúde em toda capital. Este Sindicato ressalta que além das inverdades proferidas, a sua atitude é uma agressão a milhares de pais e mães de famílias trabalhadores, importantes dentro do Sistema Único de Saúde, ambos trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças.

São profissionais comprometidos com o acompanhamento de gestantes, crianças, jovens, adultos e idosos, que sofrem com vários tipos de doenças, muitas das vezes suprindo a falta de outros profissionais, um esforço diário, sem medida, muitas vezes expondo a sua integridade física em áreas de riscos para bem atender a população. A nossa indignação aumenta ainda mais, quando, constatamos que a Sra. Marcelina Lindoso, é Conselheira de Saúde e teria a obrigação, de conhecer o trabalho desenvolvido e reconhecer os esforços dos Agentes de Saúde de São Luís.  Este Sindicato além de repudiar esse tipo de atitude, vem por meio desta nota, cobrar uma retratação pública da Sra. Marcelina Lindoso, pelas inverdades e ofensas proferidas contra a categoria. Ao mesmo tempo, reafirmamos nossa solidariedade à milhares de homens e mulheres que sofreram essa tentativa de desqualificação de suas funções ao desenvolverem um trabalho de suma importância para a promoção da saúde e prevenção de doenças que acometem milhares de famílias em nossa capital.  

Flor de Liz Presidente do SINDACS/TACS

Mostre mais