Itaqui - Bacanga em destaqueNotícias

Governo qualifica moradoras do Anjo da Guarda com curso de pintura em tecido

O Governo do Estado, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), concluiu, na terça-feira (9), o curso de Pintura em Tecido, que qualificou 25 moradoras do bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, na prática artesanal.

Com carga horária de 60h e gratuito, o curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Maranhão (Senac/MA) e teve como objetivo, fomentar a Economia Solidária e criativa, possibilitando geração de renda às participantes.

“Contando com importantes parcerias, como o Senac, estamos possibilitando capacitação para trabalhadores e trabalhadoras usuários do Sine, de forma especial, dentro dos princípios da Economia Solidária, como a autogestão, empreendedorismo e o cooperativismo, aumentando ainda mais as possibilidades de geração de renda para essas pessoas”, ressaltou o secretário de estado de Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves.

Moradores do bairro Anjo da Guarda participam do curso Pintura em Tecido (Foto: Divulgação).

A estudante Ellen dos Santos, de 23 anos, conta o que aprendeu durante o curso e como já está aplicando os conhecimentos adquiridos. “Aprendi a fazer moldes, combinar cores, técnicas para utilizar os pinceis e aderir o tecido, pintar objetos, frutas e bonecos. Já estou até vendendo panos de prato, tapetes, toalhas e roupas, todos pintados a gosto do cliente, e com as técnicas que aprendi no curso”, relata.

A motorista Jouse Machado, de 38 anos, fala dos planos empreendedores que está fazendo, pensando na conclusão do curso. “O curso veio para somar na minha vida. Já estou planejando fazer pinturas para vender, ganhar um dinheiro extra e complementar a renda”, afirmou.

Moradora do bairro da Vila Embratel, Jouse Machado disse que o conteúdo do curso e o material recebido ajudarão no início do empreendimento. “O aprendizado foi bem mais fácil, com o material didático que recebemos, além dos outros materiais, como bolsas, tapete e passadeira, que facilitarão no início do processo da venda”.

Sine

O Sine é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando a inserção no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera, tanto para o trabalhador, quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Mostre mais