NotíciasSaúde

Fórum de São Luís terá palestras sobre prevenção do suicídio

Como parte das atividades do “Setembro Amarelo”, que é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, serão realizadas nesta quinta-feira (12), no Fórum Des. Sarney Costa, palestas referentes ao tema. O evento começa às 9h, no Auditório Des. Madalena Serejo (Fórum), e é aberto aos magistrados, servidores e seus dependentes e também aos terceirizados.

A inciativa é da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, do Tribunal de Justiça do Maranhão, em a parceria com a Divisão Médica e Odontológica do Fórum, Divisão Psicossocial e Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMT/TJMA).

O psicólogo Paulo Guilherme Siqueira Rodrigues (analista Judiciário – UMF) abordará o tema “Acolhimento para a prevenção do suicídio”. A palestra “O sentido da vida na prevenção do suicídio” será ministrada pela psicóloga Tatiana Carvalho (analista Judiciário – Divisão Psicossocial do TJ).

Já no dia 17 (terça-feira), às 9h30, no auditório do Centro Administrativo do TJMA, haverá a palestra “Ansiedade nossa de cada dia e o sentido da vida na prevenção do suicídio”, com os psicólogos João Ricardo Oliveira (Instituto Pangeia) e Tatiana Carvalho (TJMA).

Prevenção – A Divisão Médica e Odontológica do Fórum destaca que o mês de setembro é conhecido como Setembro Amarelo, por ser o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. “A cor amarela representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida”. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado anualmente em 10 de setembro, com o objetivo de conscientizar as pessoas que o suicídio pode ser evitado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), casos de suicídio podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. Cerca de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais e as ações de prevenção são fundamentais para reverter essa situação.

Fonte:MA10

Mostre mais