NotíciasSaúde

Campanha de Vacinação contra sarampo ocorrerá em duas etapas

O Dia D de mobilização nacional será realizado no sábado, 19 de outubro, em todo o país.

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, acontece de 07 a 25/10, será voltada para a vacinação de bebês de seis meses a crianças de cinco anos. O Dia D de mobilização nacional será realizado no sábado, 19 de outubro, em todo o país.

Já a segunda fase vai focar nos jovens de 20 a 29 anos e será realizada de 18 a 30/11. O Dia D está marcado para 30 de novembro e será optativa a participação dos municípios.

Uma cidade é considerada livre do surto após 90 dias sem circulação de novos casos. E livre da doença após um ano sem novas manifestações. Os estados de Sergipe e Bahia estão próximos de sair da lista de estado em surto por já estarem próximos de completar três meses sem circulação.

Balanço

De acordo com o último boletim, divulgado na última quarta-feira (25) pelo Ministério da Saúde, que abrange o período de 30/06 a 21/09, o Brasil possui 4.507 casos de sarampo confirmados em 19 estados nos últimos 90 dias, o que representa um aumento de 13% em relação ao levantamento anterior. A incidência é maior em crianças menores de um ano, por isso o governo intensificou a imunização com a dose zero.

Mostre mais