MaranhãoNotícias

Prefeitura de São Luís realiza ações de educação para o trânsito em escola municipal no bairro Jaracati

Ação soma-se a outras realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo naquele bairro, a exemplo de modificação geométrica e implantação semafórica e de sinalização horizontal e vertical

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou na tarde de quarta-feira (9), ações de educação para o trânsito na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Pedro Marcosini Bertol, localizada no Jaracati. A ação teve como finalidade conscientizar os alunos sobre as práticas necessárias para um trânsito seguro, por meio de atividades lúdicas e didáticas. A ação soma-se a outras implementadas na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior naquele bairro como implantação de nova sinalização, conjunto semafórico e modificação geométrica na Avenida Carlos Cunha. Nesta sexta-feira ação semelhante será realizada na creche e pré-escola U.E.B Carlos Salomão Chaib, recém inaugurada pelo prefeito Edivaldo na Chácara Brasil.

No pátio da unidade de ensino, cerca de 300 crianças do pré-escolar e do ensino infantil, do 1º ao 5º ano, receberam informações relativas ao trânsito, por meio de atividades desenvolvidas pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (COETRAN). Os alunos da U.E.B. Pedro Marcosini Bertol residem no bairro Jaracati, margeado por importantes e movimentadas avenidas de São Luís: Avenida Carlos Cunha e Avenida Ferreira Gullar. O local possui tráfego intenso de veículo e um grande fluxo de pedestre por se tratar de uma área com grande contingente de pessoas que moram nas áreas residenciais ou trabalham nas repartições e empreendimentos no entorno.

Recentemente, a região já passou por modificação geométrica, semafórica e de sinalização horizontal e vertical. Foi implantada uma faixa de pedestre e um conjunto semafórico em frente ao Banco do Brasil; também será construída uma barreira de contenção na lateral direita da via, sentido bairro-Centro, visando oferecer maior proteção contra a queda de veículos na parte residencial baixa do bairro.

Nas palestras educativas e rodas de conversas, as crianças estavam atentas. Com a chegada da Turma do Joca, com os personagens Joca, Juca e Gigi, os alunos cantaram e participaram de jogos alusivos à dinâmica no trânsito com o foco na transformação de atitude das crianças e consequentemente da família no trânsito, com o objetivo de proporcionar segurança, diminuindo os acidentes e valorizando a vida.

Segundo a coordenadora do COETRAN da SMTT, Ana Léa Aranha de Carvalho, esta é uma ação complementar no bairro. “Primeiro passamos 10 dias atuando com panfletos e mensagens alusivas à segurança viária, enfatizando a travessia segura na faixa de pedestre e o uso adequado do sistema de botoeiras do semáforo, no trecho que compreende desde a cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzzi até em frente à agência do Banco do Brasil. Agora estamos na escola que atende aos moradores desta área, trabalhando com as crianças que transitam todos os dias na Avenida Carlos Cunha no trajeto de ida e volta para casa”.

As ações de educação para o trânsito ocorrem de forma permanente em escolas públicas e privadas, em órgãos públicos e empresas relacionadas ao trânsito e transporte, focadas na mudança de atitudes dos usuários da via, com a finalidade de diminuir acidentes gerando trânsito seguro a todos.

Mostre mais