MaranhãoNotíciasSaúde

Campanha para doação de sangue é realizada nesta semana em São Luís

Campanha "O meu sangue é do tipo Vida+" será finalizada no sábado (30) e tem como objetivo alcançar 10% acima do total coletado em 2018.

Uma ação de doação de sangue está sendo promovida pelo Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) e os Núcleos de Hemoterapia durante essa semana em São Luís.

Segundo dados do Hemomar, cerca de 875 bolsas de sangue foram coletadas até o momento e vão compor os estoques do Hemocentro. A campanha “O meu sangue é do tipo Vida+” será finalizada no sábado (30) e tem como objetivo alcançar 10% acima do total coletado em 2018.

O ideal é que sejam coletadas cerca de 300 bolsas de sangue diariamente, mas a média diária é de 150 a 180 coletas. A bolsa de sangue coletada em uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

Além do Hemomar, a mobilização acontece de forma simultânea nos Núcleos de Hemoterapia de Imperatriz, Caxias, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Pinheiro e Codó reforçam os estoques de bolsas de sangue no Maranhão.

O objetivo é sensibilizar a população sobre a doação voluntária, bem como a manutenção de estoque que atenda a demanda dos hospitais da capital e do interior do estado.

 

Quais os requisitos para doar sangue?

  • O doador precisa estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização)
  • O doador precisa pesar no mínimo 50 kg
  • No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas horas, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Como parte da ação, o Hemomar fará coleta externa na quarta-feira (27), das 7h às 19h, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no sábado (30), das 7h às 19h, no Filipinho.

Fonte:G1MA

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar