CulturaNotíciasOportunidade

Estão abertas as inscrições para oficina de Tambor de Crioula

Tambor de crioula é uma manifestação artística do Maranhão

Casa do Tambor de Crioula está recebendo inscrições para a terceira Oficina Saberes Tradicionais com atividades práticas e teóricas relacionadas à expressão cultural tambor de crioula do Maranhão. As inscrições vão até o dia 26 de novembro e podem ser feitas na sede da casa, Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís. A oficina acontece de 27 a 29 de novembro, das 14 às 18h, na Casa do Tambor, com apresentação de dois módulos.

No primeiro módulo será tratado a Política da Salvaguarda do Tambor de Crioula com mestres e participantes do grupo Tambor de Crioula Arte Nossa. No módulo de aulas práticas serão transmitidos saberes ligados à dança, canto e ritmo. A oficina foi selecionada no Edital de Credenciamento da Quarta do Tambor, que tem por objetivo proporcionar contato e vivência com a temática dos saberes tradicionais da prática do Tambor de Crioula do Maranhão. A Quarta do Tambor também conta com apresentações semanais, até dezembro, de grupos de tambor de crioula, como parte da programação das ocupações artísticas, que visa ocupar espaços públicos com cultura o ano inteiro.

Praticado livremente, seja como divertimento ou em devoção a São Benedito, o Tambor de Crioula não tem local definido, nem época fixa de apresentação, embora se observe uma maior ocorrência desse evento durante o Carnaval e nas manifestações de Bumba-meu-boi. Trata-se de um referencial de identidade e resistência cultural dos negros maranhenses, que compartilham um passado comum. Os elementos rituais do Tambor permanecem vivos e presentes, propiciando o exercício dos vínculos de pertencimento e a reiteração de valores culturais afro-brasileiros.

Mostre mais