MundoNotícias

Irã volta a atacar base militar no Iraque que abriga soldados americanos

Oito bombas de morteiro atingiram neste domingo (12) a base aérea de Balad, localizada a 80 quilômetros ao norte de Bagdá, que abriga tropas americanas. Há soldados feridos

247 – Quatro soldados iraquianos ficaram feridos, segundo fontes militares, com um ataque a bomba feito pelo Irã a uma base militar no Iraque.

A agência detalha que os projéteis atingiram uma pista dentro da instalação militar, que abriga também soldados estadunidenses. informa o site Russia Today.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, exigiu neste domingo (12) o fim das “violações à soberania do Iraque”, após o ataque a mísseis contra a base militar de Al Balad, incidente que deixou quatro iraquianos feridos.

“Indignado com os relatos de outro ataque com mísseis contra uma base aérea iraquiana. Rezo pela rápida recuperação dos feridos e peço ao governo iraquiano para que faça os responsáveis prestarem contas por este ataque ao povo iraquiano. Estas violações contínuas da soberania iraquiana por grupos que não são leais ao governo iraquiano precisam terminar”, escreveu o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo no Twitter, informa O Estado de S.Paulo.

A Célula de Comunicação de Segurança Iraquiana confirmou em comunicado, que oito foguetes do tipo Katyusha caíram na base de Al Balad, onde há tropas americanas, ferindo quatro efetivos iraquianos, incluindo dois oficiais.

Localizada ao norte de Bagdá, Al Balad é uma das maiores bases aéreas do Iraque e tem no arsenal caças-bombardeiros F16 que o Iraque adquiriu dos Estados Unidos. Além disso, a base abriga tropas americanas.

Este é o terceiro ataque a mísseis contra esta base nos últimos dias, depois de um foguete ter caído nos arredores na quinta-feira passada, sem causar baixas, e a parte sul ter sido atacada na semana passada, danificando alguns depósitos de armas do Exército iraquiano.

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar