NotíciasOportunidade

Prefeitura de São Luís abre inscrições para oficina de culinária que ensinará receitas com jaca

Fruta será o destaque da primeira edição da capacitação de 2020; iniciativa é da gestão do prefeito Edivaldo que ano passado ofereceu 10 oficinas no Centro de Capacitação em Culinária Típica, no Museu da Gastronomia Maranhense

A jaca é uma fruta largamente consumida no Maranhão, seja pura ou em receitas variadas. Na primeira oficina de culinária deste ano, oferecida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior no Centro de Capacitação em Culinária Típica, os participantes vão aprender a fazer empadão e fricassé de jaca com arroz branco como acompanhamento. A capacitação é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que realizou, ano passado, 10 capacitações do tipo. O Centro de Capacitação está instalado no no Museu da Gastronomia Maranhense, na Rua da Estrela, Nº 83 – Centro.

A oficina ocorrerá nos dias 20 e 21, das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na próxima quinta-feira (16), das 8h às 18h, somente na sede do Museu da Gastronomia Maranhense. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas. A oficina contará com aula prática do chef Samuel Mendes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As capacitações oferecidas no Museu da Gastronomia Maranhense têm como objetivo enaltecer os alimentos consumidos no Estado e buscam oferecer conhecimentos para, a partir disto, incentivar, também, o empreendedorismo na gastronomia. “Nós realizamos 10 oficinas no ano de 2019 e capacitamos 300 pessoas durante elas. Neste ano, continuaremos com este trabalho para tornar cada vez mais popular os nossos alimentos que são variados e muito saborosos”, explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

A Prefeitura de São Luís já ofereceu oficinas com alimentos como milho, abacaxi, macaxeira, vinagreira, bacuri, camarão, coco, juçara, jabiraca e sururu, entre outros. Todos são alimentos populares no cardápio maranhense e fazem parte da história e cultura local.

Os módulos das aulas teóricas das oficinas passam por temas como atrativos turísticos, história e gastronomia maranhense. No mesmo dia das aulas iniciais, os alunos fazem um tour pelo Museu para conhecer as especificidades da culinária local, além de apreciarem o espaço, mais uma opção de lazer para população maranhense e todos que visitam a cidade.

Na parte prática, os alunos vão para o Centro de Capacitação em Culinária Típica com um professor especializado e aprendem sobre o manuseio dos produtos, higiene e produção de receitas com produtos típicos de São Luís.

MUSEU 

Em junho de 2019, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior realizou mais um investimento que integra o conjunto de iniciativas executadas para a valorização do Centro Histórico de São Luís: a inauguração do Museu da Gastronomia Maranhense. Com isto, o poder público municipal oferece à população novo espaço cultural, contribuindo para fortalecer nos ludovicenses o sentimento de pertencimento e promovendo a valorização da gastronomia maranhense.

O projeto é resultado de parceria com o Ministério do Turismo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No mesmo espaço, funciona o Centro de Capacitação em Culinária Típica. Em apenas seis meses de funcionamento, o Museu recebeu mais de 15 mil visitantes.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar