MaranhãoNotícias

Após quarentena no GO, economista repatriada da China voltará para São Luís

Já estão nos hotéis de trânsito da Base Aérea de Anápolis desde este domingo (09) os brasileiros repatriados vindos de Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus. Os passageiros passaram por avaliação médica, seguindo protocolos internacionais e, em seguida, foram encaminhados para o regime de quarentena, por um período de 18 dias.

Entre os repatriados está a maranhense Indira Santos, de 34 anos, que estava morando na cidade chinesa há cerca de um ano, onde fazia um doutorado na área de economia. Ela é uma das 34 pessoas que foram trazidas ao Brasil nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) enviados à China.

“As aeronaves transportavam 31 brasileiros e 3 diplomatas em missão que foram repatriados de Wuhan, na China, para o Brasil. Ao todo chegaram 58 pessoas, incluindo os militares da FAB, médicos do Ministério da Saúde, diplomatas, e profissional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que realizou a cobertura jornalística da viagem”, disse o Ministério da Defesa.

As instalações na Base Aérea de Anápolis foram adaptadas para recebê-los. Por lá, eles serão obrigados a usar máscaras quando estiverem fora de seus quartos, além de terem a saúde monitorada três vezes ao dia. Após a quarentena, Indira deve voltar para a capital maranhense, onde mora toda a família.

Indira havia passado alguns dias na Europa, no final do ano passado. Quando retornou à China, pouco tempo depois, estourou o surto de coronavírus. Ela chegou a ir até o aeroporto para voltar ao Brasil, mas já o encontrou fechado e não conseguiu mais retornar. Desde então ela, junto com outros brasileiros, travaram uma luta na busca pela repatriação.

Além dos brasileiros, também embarcaram nos aviões 4 poloneses, um chinês e um indiano, que desembarcaram na escala feita na Polônia.

“Quando nos falamos, ela estava no aeroporto de Wuhan fazendo alguns exames antes de embarcar. Permaneceu tranquila todo esse tempo”, contou o pai de Indira, José Rubens dos Santos, que mora no Sertão de Alagoas. Com informações do Gazeta de Alagoas e Ministério da Defesa.

 

 

Fonte:MA10

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar