Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/AP

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou na noite desta terça-feira (17) que subiu para 32 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão. De acordo com a SES, cinco casos foram descartados após exames para COVID-19. Até o momento, não há casos confirmados da doença no estado.

Os pacientes estão sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Os casos suspeitos estão nos municípios de São Luís, Imperatriz e Caxias.

Segundo a SES, desde o início do monitoramento, foram notificados 57 pacientes com suspeita de infecção por COVID-19 no Maranhão. Ao todo, 25 casos foram descartados após o resultado dos exames. Dos casos que já foram notificados, 38 são do sexo feminino (66,7%) e 19 do sexo masculino (33,3%).

Pessoas que estão apresentando sintomas da doença, que tenham retornado de viagens de países ou cidades com casos confirmados da doença ou tiveram contato com algum paciente suspeito, devem se encaminhar para o Centro de Testagem do Maranhão, localizado na Policlínica Diamante em São Luís, que realiza exames para COVID-19. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1